Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Índice de preços

Mesmo quem não entende de economia acaba praticando-a diariamente. Quem duvida é só olhar em seu redor, como em uma ida ao mercado, por exemplo. Comparar preços de produtos de uma rede para outra, compensar uma alta aqui com uma baixa acolá são provas de que o brasileiro pensa economia a todo o instante, nos momentos mais simples.

Os preços apresentados em prateleiras ajudam a formar o chamado Índice de Preços, indicador que auxilia o consumidor e as empresas a regularem os valores de seus produtos e/ou serviços.

O índice de preços demonstra, estatisticamente falando, quais as tendências inflacionárias estão se desenhando para um cenário de uma semana, um mês e até um ano. Esse indicador, aliás, está atrelado aos índices de inflação, que é um tema sempre polêmico, já que indica, no preto e no branco, quais as altas reais de produtos e serviços em algum segmento e região.

Alguns dos índices, compilados por instituições de renome, como Fundação Getulio Vargas (FGV), acabam demonstrando quanto uma pessoa gasta para ter acesso aos itens mais básicos todo o mês, sendo isso conhecido como custo de vida; ilustra, por meio de números, que é mais caro morar em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, do que numa cidade do interior.

Todos os meses (às vezes até semanas), os órgãos divulgam índice de preços, ajudando o consumidor a comprar certo sem correr riscos de perder dinheiro adquirindo mercadorias que há duas semanas estava bem mais baratas.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play