Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Inadimplência

 

A inadimplência não é uma doença, e sim, uma situação que pode acontecer com qualquer um. É quando a dívida chega a um limite extremo e você não tem mais como pagá-la. Isto não é de admirar, pois estamos sendo invadidos constantemente com incentivos como compre aqui, gaste ali, parcele lá, ou seja, o mundo nos convida a gastar. Mas quem não tem um controle de suas finanças pode cair na armadilha; as dívidas chegam e a solução é fazer um empréstimo, a ser pago em prestações reajustadas por taxas nada amigáveis. Se algum imprevisto acontecer, como perda de emprego, problemas de saúde, etc, e você precisar de mais dinheiro, a situação pode ficar bem difícil.

Eis que chega a inadimplência, ou seja, a dívida tornou-se grande demais para suas possibilidades. Pois saiba que esta situação não é nada incomum, e que para ela existe solução. Afinal, devedores não são criminosos se tiverem a intenção de pagar.

A solução depende do credor. Se forem o cheque especial ou o cartão de crédito, a primeira medida é cancelar. Assim, sua dívida pára de crescer a juros estratosféricos e é reajustada a no máximo 2% (aproximadamente) ao mês sobre o valor devido, e não sobre o reajustado. Após cancelar, o próximo passo é negociar o valor restante; você deve acertar parcelas de pagamento de acordo com as suas possibilidades, ou seja, o valor do pagamento mensal não deve exceder um terço da sua renda.

Assim que você começar a pagar a dívida, seu nome deve ser retirado da lista de proteção ao crédito e você vai saindo aos poucos da inadimplência.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play