Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Gerenciadores Financeiros

Os gerenciadores financeiros são softwares que ajudam na organização da sua conta, seja ela bancária, de imposto de renda ou de gastos mensais. Disponíveis em diversos sites online, eles podem ser encontrados nos mais diversos níveis de complexidade, desde planilhas avulsas no excel até programas que incluem variações de taxas de juros e outros índices financeiros.

Cuidar da organização da sua conta passa pela consciência do que você gasta, quanto e onde. Estas perguntas simples acabam tendo tantas respostas (afinal, são tantas contas para pagar, coisinhas a comprar, etc) que fica difícil manter o controle sobre os números. Mais complicado ainda é saber as relações proporcionais dentro do orçamento, como entre gastos com alimentação e sua renda mensal, por exemplo.

Todas estas informações podem ser acessadas rapidamente com a ajuda dos gerenciadores financeiros: um detalhe essencial é a visualização de dados através de gráficos, onde proporções ficam claras à primeira vista. Assim, você fica sabendo se está gastando muito em idas ao barzinho, ou se na verdade, tem um dinheiro sobrando para comprar aquele eletrodoméstico.

Seja para controlar ou economizar, os gerenciadores financeiros são uma ferramenta poderosa, e podem ser encontrados online gratuitamente. Você pode baixar as planilhas de orçamento doméstico ou comercial, os softwares completos, ou inserir todos os dados online. Os aplicativos estão à disposição tanto para o pc quanto para o celular. Você entra com números como depósitos e saques, seu salário, seus gastos com transporte, com alimentação e com lazer, e o software faz os cálculos e desenha os gráficos. Desta forma, é possível ter uma visão geral de suas finanças pessoais sem gastar a mais com isto.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play