Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Fundos imobiliários

 

Atualmente, no Brasil, uma das melhores rentabilidades consiste nos fundos imobiliários. Se você se pergunta o que significa este termo, confira a explicação abaixo.

Imagine que um gestor adquira um empreendimento e o divida em quotas, para que pessoas façam investimentos e comprem quantas quiserem para lucrar em cima de vendas, locações e afins. É assim que funcionam fundos imobiliários.

Existem diversas modalidades. Destacamos apenas duas delas para você entender: fundos de desenvolvimento imobiliário e fundos de renda a partir de shoppings.

O primeiro caso é um dos mais arriscados, porém podem proporcionar melhores retornos. Funciona assim: o gestor aplica seu dinheiro na construção de empreendimentos que, depois, serão revendidos pelos quotistas. Se tudo correr bem, com boa demanda, com o cronograma de obras em dia e com todas as licenças emitidas pela prefeitura e demais órgãos, a chance de retorno é ampla para todos.

Agora, o fundo de renda baseado em shoppings é praticado por pessoas com aptidão para investir e consiste em um processo simples. O gestor de fundos imobiliários adquire um, dois, três ou mais imóveis e os aluga para lojistas. A renda líquida obtida com esses aluguéis é distribuída, todos os meses, entre os quotistas.

É uma renda interessante, porque o lucro é, geralmente, alto, mas se por algum motivo um ou mais locadores decidirem encerrar as atividades de suas lojas, há queda no rendimento. Por isso, todo cuidado é pouco quanto à saúde financeira da empresa.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play