Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Financiamento

Nos últimos anos, o mercado automobilístico abriu suas portas para um número maior de consumidores através dos financiamentos. Contratando um deles, quem não dispõe de dinheiro vivo para quitar um carro novo ou usado, pode contar com o apoio financeiro dos bancos na hora da compra.

Esta operação financeira funciona do seguinte modo: o consumidor que deseja comprar um carro ou até mesmo um imóvel empresta o montante necessário do banco e vai pagando este crédito mensalmente, acrescido de juros, correção monetária e outros encargos administrativos. Normalmente, as taxas variam de acordo com a instituição financeira, a situação do beneficiário, sua relação com o banco, podendo ser negociadas diretamente com o gerente.

É muito importante estar bem informado sobre todas as taxas que recaem sobre o financiamento: o Custo Efetivo Total da operação financeira deve ser comunicado ao consumidor de maneira clara e abrangente.

O aumento do número de carros no Brasil indica o sucesso da medida que facilitou os financiamentos, tornando-os menos burocráticos e mais acessíveis. Ao mesmo tempo, o deslumbre com a possibilidade de ter um carro novo e a falta de informação fizeram que muitas pessoas se endividassem. Em muitos casos, acontecimentos inesperados como a perda de emprego e o surgimento de doenças dificultam o pagamento da mensalidade e deixam o consumidor em má situação.

Portanto, uma regra decisiva antes de contratar um financiamento é fazer um controle de despesas pessoais e ter uma visão geral da disponibilidade mensal de dinheiro: há espaço no orçamento para uma prestação de carro?

Consciente de suas possibilidades, o consumidor pode começar um financiamento e desfrutar do carro novo sem correr riscos.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play