Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Fiança

Mesmo com a expansão do segmento imobiliário na atualidade, muita gente ainda não pode comprar casa própria ou então não quer por alguma situação específica. Qualquer imobiliária, de pequeno, médio ou grande porte, loca moradias mediante um contrato que lhe dê segurança, sendo uma das modalidades mais escolhidas a fiança.

No momento de fazer fiança com alguém, independente se colega, amigo ou parente, a imobiliária quer se cercar de todas as formas, já que alguém endividado pode deixar de pagar o aluguel, prejudicando os negócios.

Qual é a função da fiança, ou melhor, do fiador? Para locar residência, esse fiador – que deve ter pelo menos uma casa quitada, devendo também residir na região do imóvel locado – acaba assumindo o compromisso de efetuar o pagamento da parcela mensal do contrato caso o morador deixe de honrar seu compromisso. Se os atrasos perdurarem, pode até perder seu imóvel.

Como já sugerido, é uma forma da imobiliária assegurar o pagamento do aluguel. Lógico que o uso da figura de fiador não se restringe ao campo imobiliário, mas esse é o segmento de maior exemplo dos dias atuais, já que o Brasil experimenta um importante momento nesse sentido.

Para a pessoa ser fiadora, além de imóvel próprio já quitado, ela precisa ser maior de 18 anos. Ao assinar o contrato do aluguel e dar garantia que responderá pelos atos do devedor em caso de não cumprimento da dívida, seu(sua) cônjuge (se houver) também deve assinar, confirmando que está ciente de todos os riscos.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play