Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

 Todos os profissionais com registro em carteira – regido pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) –, além de trabalhadores temporários, do campo, avulsos e atletas profissionais, têm direito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que é um dos mais importantes benefícios para a população.

Criado há mais de 45 anos pelo governo federal, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) assegura e fomenta inúmeros direitos àqueles que foram mandados embora sem justa causa (ou seja, sem problemas apontados oficialmente pela empresa).

Caso tenha a oportunidade de pegar o holerite, note que há um campo discriminando os descontos do FGTS, cujo índice equivale a 8% do salário bruto pago pela empresa ao empregado. Mensalmente, esse valor é depositado numa conta em seu nome e CPF, na Caixa Econômica Federal, e sofre reajustes, mas nada que seja amplo se o seu salário for baixo.

O FGTS permite ao trabalhador que está fazendo sua contribuição arrecadar um valor que, ao longo da vida, pode se mostrar surpreendente. Há quem compre até casas usadas ou novas à vista, só com o dinheiro acumulado do fundo.

Além de o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) possibilitar a aquisição de casa própria quando o trabalhador é demitido, por exemplo, garante acesso ao seguro-desemprego por um período de até cinco meses, circunstância que ajuda na renda enquanto a pessoa está na busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play