Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Fatura

 

A fatura é o documento que oficializa uma compra. Nela, a dívida entre vendedor e comprador, ou entre credor e contratador, deve ser exposta de maneira detalhada; devem estar listados nome do produto, bem como quantidade, valores unitários e o valor total. Além destas informações devem constar também os nomes das pessoas jurídicas e físicas envolvidas, data e local onde foi efetuada a compra.

Uma fatura pode ser emitida também antes da compra, servindo de orçamento a partir do qual o cliente pode conferir se as condições de compra estão de acordo com o seu desejo.

Se a fatura for emitida após a compra, isto significa que ela deve ser paga. No caso de compra efetuada pessoalmente em uma loja, paga-se diretamente no caixa, mas na verdade existem muitas modalidades de pagamento, e elas variam de acordo com o estabelecimento comercial ou a instituição financeira onde foram emitidas.

No caso da fatura do cartão de crédito, por exemplo, além das informações básicas está impresso também o código de barras, que possibilita o pagamento em terminais eletrônicos. Hoje em dia, com a internet, este procedimento tornou-se ainda mais fácil, sendo possível pagar faturas diretamente de seu pc, no conforto de sua casa.

Resumindo: a fatura é emitida por quem vai receber ou já recebeu o valor, e deve ser paga por quem adquiriu um produto. E não esqueça: guarde suas faturas com cuidado. Elas são muito importantes, porque equivalem a um contrato de compra. Se o produto apresentar algum problema ou algo não estiver em ordem, é a partir dela que podemos apresentar reclamações, por exemplo, junto à Defesa do Consumidor.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play