Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Endividamento

O grande mal da economia atual é o endividamento dos consumidores, que são seduzidos pelas ofertas de crédito no mercado. Fáceis de conseguir, os empréstimos nem sempre são  acessíveis na hora de pagar. O melhor é reverter este conceito e partir para uma situação financeira estável, seguindo as dicas abaixo:

Evite o endividamento: tenha consciência de quanto pode pagar todos os meses. Use uma planilha ou mesmo lápis e calculadora, tanto faz, o importante é anotar todos os gastos, somá-los e diminuí-los de sua renda no final do mês. O valor é negativo? Está na hora de fazer cortes nos gastos superficiais.

Esta seria a revolução no sistema: ao invés de estar sempre pagando o produto que comprou há muitos meses, que tal fazer uma poupança e esperar até o dinheiro estar na conta? Muita gente se ilude achando que as compras a prazo são a solução para obter os bens necessários. De certa forma, isto é verdade, mas para muita gente, principalmente aqueles que não tem muito controle de suas finanças, as compras a prestação acabam sendo um estopim para o início do endividamento.

Quando contratar um empréstimo, crediário ou financiamento, é importante estar ciente das condições do negócio, principalmente do valor dos juros que incidem sobre as prestações mensais. Qual o valor do CET, ou seja, do Custo Efetivo Total? Posso pagar?

Entendeu como evitar o endividamento? Seguindo estas dicas básicas, seu conceito financeiro pode mudar e sua situação pessoal vai passar longe deste problema que incomoda grande parte da população.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play