Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Encerramento de contas

Muita gente não sabe, mas é possível encerrar uma conta corrente mesmo que ela esteja negativa. O encerramento de contas a qualquer momento é um direito do cliente, assegurado no contrato assinado com o banco. Este direito é muito importante: afinal, ninguém merece estar preso às altas taxas de juros do cheque especial vendo a dívida crescer e não podendo pagar. Neste caso, o encerramento de contas é recomendado pelos economistas, pois assim a dívida pode ser renegociada e quitada aos poucos a taxas bem mais leves.

O procedimento correto para o encerramento de uma conta corrente acontece por escrito. O ideal é mandar um ofício por carta AR, endereçado ao gerente do seu banco solicitando o encerramento de contas. Não esqueça de escrever no campo da carta AR onde se declara o conteúdo “Ofício solicitação do encerramento de conta corrente”. Desta forma, sua ação está oficializada, e se o banco não reagir, você tem o comprovante da carta AR como prova.

Além da solicitação, quando encerrar suas contas você precisa entregar todos os cartões e talões de cheques vinculados a elas.

A vantagem do encerramento por carta é que você evita discussões com os funcionários da agência do banco: é muito provável que eles digam ser impossível encerrar a conta com saldo devedor, e que dificultem o encerramento de contas nesta situação. Fique atento aos seus direitos; o encerramento de contas é um direito seu e pode ser feito a qualquer momento, seja qual for o tamanho da sua dívida no banco.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play