Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Empréstimos empresariais

Uma recente pesquisa elaborada pelo Banco Mundial mostrou que o Brasil é um dos países com o maior tempo necessário para se abrir uma empresa, o que coloca o país na quarta colocação entre as nações mais burocratizadas do planeta. Mas o grande problema é que as dores de cabeça do empreendedor brasileiro não se encerram com o CNPJ. Contrair empréstimos empresariais é algo extremamente difícil, o que explica o motivo pelo qual mais de 50% das empresas fecharam em até 5 anos depois de abertas.

Com a imensa dificuldade em manter a saúde financeira da empresa, além de conseguir recursos para capital de giro, muitos empresários acabam tendo de recorrer a empréstimos pessoais para usarem em suas micro ou pequenas empresas.

Alguns bancos de grande porte oferecem alguns serviços com menor morosidade na liberação de crédito.

De qualquer maneira, quem precisa de dinheiro rápido para sua empresa pode optar por produtos alternativos aos tradicionais empréstimos empresariais, como a antecipação de recebíveis, recebimento à vista de compras a prazo, crédito rápido para compra de equipamentos ou empréstimos empresariais com penhora, modelo que garante maior segurança ao banco e que, portanto, não necessita do rigoroso processo de avaliação cadastral.

Seja para a realização de investimentos, capital de giro ou redução de dívidas, existem muitas alternativas de empréstimos empresariais que podem ser conseguidos sem tanta burocracia, mantendo seu fluxo de caixa equilibrado e em linha com as demandas do mercado.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play