Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Empréstimo pessoal

Empréstimo pessoal é uma das modalidades de concessão de valores em que o crédito é disponibilizado na conta do devedor para que ele possa usá-lo livremente, mediante pagamento de parcelas por prazo definido e com uma taxa de juros mensais que se acumula progressivamente. O que muitas pessoas não sabem é que os devedores são financiados pelos recursos dos clientes poupadores dos bancos, que mantêm valores em aplicações diversas (como cadernetas de poupança), dando a esses bancos o lastro necessário para conceder os valores a outros clientes, mediante juros altíssimos e que compensam o risco da inadimplência.

Todavia, o empréstimo pessoal pode ser útil também aos tomadores, desde que possuam uma boa educação financeira e consciência do caráter emergencial desse produto, buscando a redução de dívidas e cientes do não–comprometimento de parcelas essenciais de sua remuneração.

O empréstimo pessoal é concedido por bancos, financeiras (especializadas na concessão de valores baixos) e cooperativas de crédito que avaliam a situação cadastral do cliente para decidir se concedem ou não o empréstimo pessoal. Para ampliar a segurança das instituições concessoras, algumas garantias podem ser solicitadas, como fiadores, penhora, avalistas, cheques, consignação em folha de pagamento, etc. Vale lembrar também que o máximo de comprometimento com as parcelas acordadas não podem ultrapassar 30% do salário líquido.

Todas essas garantias são marcas registradas do sistema de crédito nacional. Essas medidas de segurança têm como objetivo evitar que uma simples crise possa dilacerar o sistema financeiro nacional, fato já ocorrido algumas vezes nos Estados Unidos, por exemplo. Há até pouco tempo, as instituições bancárias norte-americanas não possuíam complexos mecanismos de avaliação da saúde financeira do cliente, o que fragilizava todo o sistema de crédito no país.

Dessa maneira, quem estiver em busca de crédito, deve ter ciência de que será submetido a uma avaliação rigorosa por parte da instituição, que verificará se seu nome está “limpo”, comprometimento máximo de sua renda, estabilidade profissional, etc.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play