Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Empréstimo pessoal sem cheque

Conseguir um empréstimo pessoal sem cheque, sem consulta ao Serasa ou ao SPC é praticamente impossível. Nenhum banco ou instituição financeira se sente à vontade para conceder crédito para quem possui ficha suja no mercado e, portanto, já tem histórico de inadimplência. Entretanto, nem todas as pessoas são obrigadas a passar por toda essa burocracia e constrangimento na hora de conseguir um dinheiro extra para a redução de dívidas ou realização de investimentos.

O Banco Central permite a realização de empréstimo pessoal sem cheque a servidores públicos, aposentados e pensionistas, flexibilidade que gerou uma série de produtos especiais a esse público, desenvolvidos pelas mais variadas instituições bancárias e financeiras especializadas em concessão de crédito. O mais interessante é que esse nicho desfruta ainda de taxas de juros muito mais vantajosas do que as taxas que normalmente são usadas no mercado, uma vez que a estabilidade desses cidadãos garante aos bancos muito mais segurança na liberação de valores.

Entretanto, existem algumas financeiras menores que anunciam empréstimo pessoal sem cheque, sem consulta ao Serasa/SPC, sem margem e mesmo que haja algum tipo de restrição. Vale a pena consultar essas instituições, mas é necessário extrema cautela e muita pesquisa antes de assinar um contrato, já que todas essas facilidades costumam esconder juros altíssimos, destinados a cobrir prejuízos com uma eventual inadimplência. A liberação de pequenos valores, neste caso, costuma ser impulsionada pelo débito em conta corrente, uma garantia dessas instituições de que a devolução do empréstimo pessoal sem cheque será feita sem qualquer tipo de atraso.

Preserve sua saúde financeira. Aproveite as vantagens do crédito, mas sempre pesquise com atenção o cadastro da instituição junto ao Banco Central, orgãos de defesa do consumidor, além de verificar todos os encargos embutidos no empréstimo, variação das parcelas e índices de correção utilizados.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play