Glossário

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T V

Empréstimo pessoal

O que é empréstimo pessoal?

Empréstimo pessoal é uma modalidade de concessão de crédito individual que pode ser utilizada livremente, de acordo com o objetivo do devedor. Nesta opção, o valor é disponibilizado na conta da pessoa física e o valor ser devolvido de uma só vez ou em prestações mensais, conforme prazo estipulado na contratação.

O crédito pessoal é financiado pelos recursos dos clientes poupadores dos bancos e outras instituições financeiras, que mantêm valores em aplicações diversas (como cadernetas de poupança, por exemplo). A partir dessas aplicações, as instituições podem conceder os valores a outros clientes, mediante juros que compensam o risco da inadimplência.

Onde fazer um empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é concedido por bancos, financeiras (especializadas na concessão de valores baixos) e cooperativas de crédito que avaliam a situação cadastral do cliente para decidir se concedem ou não o valor solicitado.

Cada instituição possui particularidades que podem impactar no Custo Efetivo Total (CET). Ou seja, avalie todos os custos embutidos: taxa de juros, impostos e tarifas. Além disso, é importante considerar o número de parcelas disponibilizadas em cada proposta e escolher a melhor opção para seu bolso.

O que é necessário para obter o crédito?

Para ampliar a segurança das instituições concessoras, algumas garantias podem ser solicitadas, como:

  • Fiadores;
  • Penhora;
  • Avalistas;
  • Cheques;
  • Consignação em folha de pagamento.

Vale lembrar também que o comprometimento máximo com as parcelas não pode ultrapassar 30% do salário líquido. Essas medidas de segurança têm como objetivo evitar que uma simples crise possa dilacerar o sistema financeiro nacional, fato já ocorrido algumas vezes nos Estados Unidos, por exemplo.

Dessa maneira, quem estiver em busca de crédito, deve ter ciência de que será submetido a uma avaliação rigorosa por parte da instituição: verificação de nome e CPF, comprometimento máximo de renda e estabilidade profissional.

Como fazer um empréstimo pessoal online?

Hoje em dia, é possível solicitar o crédito sem sair de casa, de forma 100% online. Confira abaixo o passo a passo:

1. Escolha uma instituição financeira e verifique se ela está cadastrada no site do Banco Central, garantindo sua credibilidade;
2. Faça uma simulação de empréstimo e avalie a proposta;
3. Se a simulação for adequada ao seu orçamento, envie os documentos exigidos;
4. Aguarde a análise de crédito e pronto! Caso seja aprovado, o dinheiro deve cair na sua conta em seguida.

Aqui no Guiabolso, por exemplo, nossos parceiros fazem a liberação do crédito em até 30 horas após a aprovação. Confira as melhores ofertas para empréstimo pessoal.

 

Conteúdos relacionados:

O que é Planejamento Financeiro Pessoal?

Empréstimo rápido: como conseguir o seu?