Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Dívidas

Mesmo controlando com cuidado as finanças pessoais, todo mundo está sujeito a contrair dívidas, seja devido a acontecimento inesperados, doença na família, ou mesmo quando o pagamento do cartão de crédito começa a crescer demais.

O maior risco para quem tem dívidas é contrair mais dívidas para pagá-las, entrando num ciclo vicioso que pode levar ao desespero. Como evitar esta situação?

Em primeiro lugar, verifique quem são seus credores e faça um levantamento do total das dívidas. A ordem dos pagamentos obedece à prioridade ou ao valor das taxas de juros: se você está devendo a conta de luz, é melhor quitá-la para não ter que viver à luz de velas, Se as dívidas são no cartão ou no cheque especial, pense nos juros, etc.

Em segundo lugar, refaça seu orçamento: é possível economizar aqui ou ali? Se a resposta for sim, você já pode reencaminhar os valores economizados para o pagamento da dívida. Em geral, aconselha-se gastar não mais que 80% da renda, reservando os outros 20% para a quitação das dívidas.

Se as dívidas forem no cartão de crédito e você não puder pagar, fique de olho nas dicas: cancele o cartão mesmo com saldo devedor, pois pelo menos, o valor não cresce segundo os juros das administradoras, e sim, é parcelado com o valor da taxa de mora (1% ao mês mais o SELIC).

O mesmo caso se aplica para o cheque especial: você pode cancelar esta possibilidade de empréstimo bancário, e entrar em acordo em relação ao pagamento das dívidas .

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play