Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Dívidas no SPC

Quando o controle financeiro começa a afrouxar, é comum descobrirmos, ao tentarmos usar um cartão de crédito, por exemplo, que estamos com dívidas no SPC. Mas o que é o SPC? O Serviço de Proteção ao Crédito é um serviço prestado por órgão públicos, como o Banco Central, ou mesmo por empresas privadas. Como o nome já diz, ele reúne informações a respeito do crédito dos consumidores e possibilita a consulta pública através do site oficial na internet.

Desta maneira, as empresas financiadoras podem conferir como está a situação de seus futuros clientes. Caso ele não tenha pago alguma fatura, terá dívidas no SPC e seu nome constará no cadastro.

Para saber se você tem dívidas no SPC, é necessário acessar o site oficial do serviço. As consultas são pagas e estão listadas de acordo com o tipo de informação procurada. O pagamento funciona através de um sistema de créditos. O cliente carrega um valor em sua conta e, após a confirmação do pagamento, pode começar a consultar sobre dívidas no SPC.

Caso a consulta resulte afirmativa, o jeito é renegociar a dívida, parcelando-a pela melhor taxa de juros que conseguir junto ao credor. Se você deve e assume suas dívidas, a partir do momento em que começar a pagar as parcelas da renegociação, seu nome já deve ser excluído dos registros de proteção ao crédito.

Ter dívidas no spc é comum e, muitas vezes, elas nem procedem. Aquela conta telefônica com cobranças indevidas pode ter sido a causa. Se você está sempre de olho em suas finanças pessoais, não vai ter dificuldades para quitar ou resolver suas dívidas no SPC.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play