Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Dívidas de financiamento de carros

O sonho do carro novo pode ser realizado facilmente quando se tem acesso a um financiamento. Infelizmente, é alarmante o número de pessoas que não conseguem cumprir com suas dívidas de financiamento de carros. O fato de ser tão fácil chegar às chaves de um 0 km esconde uma outra verdade: muita gente não tem controle das finanças pessoais e vai assumindo dívidas de financiamento de carros, cheque especial e cartão de crédito.

Por outro lado, os endividamentos não acontecem somente por negligência dos consumidores. Muitas vezes, a perda do emprego vem de surpresa e as dívidas contraídas acabam se tornando um grande problema.

O que muitas pessoas não sabem é que seu dinheiro começa a valer menos a partir do momento em que se está pagando os famigerados juros compostos, ou seja, os que incidem todos os meses sobre o valor reajustado. Uma vez que as prestações são pagas em atraso, o valor final do veículo sobe exponencialmente. Assim, as dívidas de financiamento de carros acabam levando as pessoas a situações extremas.

Os especialistas em controle financeiro indicam, em primeiro lugar, tentar uma renegociação das dívidas de financiamento de carros para baixar os juros. Se mesmo assim o valor devido for inacessível, o melhor mesmo é vender o veículo e esperar a situação melhorar para começar do zero.

Para evitar tais momentos, o melhor é manter as finanças pessoais sempre em dia, fazendo o controle dos lançamentos de banco e sabendo sempre quanto sobra todo mês para investimentos como um automóvel 0 km.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play