Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Dívida on-line

 

 

O boleto do cartão de crédito chegou, você continua pagando apenas o valor mínimo e não tem previsão para poder pagar o resto. O que fazer? A quem recorrer primeiro? À empresa? Ao Juizado de Direito do Consumidor? A um agiota?

Respostas a estas dúvidas podem ser obtidas online: com o grande número de inadimplentes no Brasil, alguns serviços estão oferecendo a possibilidade de negociar a dívida pela internet. Sejam boletos de lojas, cheque especial ou cartão de crédito, a alternativa ajuda o consumidor a entrar em contato com a empresa, a negociar a dívida e até mesmo na hora de emitir o boleto de pagamento.

O surgimento do serviço foi impulsionado pelo resultado de uma pesquisa do Serasa: a maior dificuldade na hora de negociar dívidas foi encontrada na comunicação entre consumidor e empresas.

Para resolver este problema e assessorar os consumidores, o Serasa Experian criou o “Limpa Nome”, um site que ajuda a colocar os devedores em contato com as empresas credoras. Estas, por sua vez, oferecem online maneiras facilitadas para negociar a dívida: descontos e pagamentos diferenciados são feitos oficialmente. Não interessa se sua dívida é com o banco, no varejo ou no cartão de crédito: o site do Serasa tem a vantagem de centralizar todas elas em um só serviço, descomplicando o ato de negociar dívidas de consumidores inadimplentes.

Uma vez verificada a possibilidade de negociar a dívida online, o consumidor receberá uma carta com uma senha para entrar no site. Após se cadastrar, é possível contatar a empresa credora, que fará uma primeira oferta de negociação da dívida. No caso de aceite, o site permite até mesmo a emissão do boleto de pagamento das prestações diretamente junto às empresas.

Até agora, quatro grandes empresas já estão oferecendo condições especiais para negociar dívidas. Se este é seu caso, entre no site e confira.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play