Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Débito automático em conta

 

Todos os meses, há milhões de contas para pagar. Como fazer para não perder os prazos e evitar multas? O débito automático em conta é um serviço oferecido por todos os bancos, inclusive o seu, que não é tarifado. Com o débito automático você pode efetuar o pagamento de contas de todos os tipos: aluguel, telefone, água, luz e o que mais precisar. Consulte seu gerente e confira as vantagens.

Como funciona o débito automático em conta? Você pode ir pessoalmente ao banco ou autorizar o débito junto às empresas cobradoras. Estando liberado, o débito acontece na data especificada todos os meses, desde que haja saldo disponível em sua conta corrente. Ou seja, se a conta tem de ser paga dia 10, o banco enviará o dinheiro neste dia ao cobrador.

Mas existe uma desvantagem no débito automático para quem não tem controle do capital: os pagamentos vão sendo efetuados e o saldo avança sobre o cheque especial, o qual possui juros salgados. Se você pretende autorizar o débito automático em conta pela primeira vez, assegure-se de que sua conta tenha dinheiro suficiente nas datas em que os pagamentos de contas acontecem.

Quem tem controle e sabe que a conta corrente estará coberta tira muitos benefícios desta modalidade de pagamento. Afinal, com o débito automático você tem a certeza de que não esqueceu nenhuma conta.

De qualquer forma, conferir sempre os extratos é muito importante.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play