Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Crédito

 

Você sabe o que é crédito? A palavra crédito deriva do verbo “crer” e significa acreditar, confiar. No vocabulário financeiro, o termo significa uma quantia de dinheiro, cedida a uma pessoa (chamada no caso de tomador) por um período de tempo. A finalidade deste tipo de transação é fornecer recursos financeiros para ajudar nas despesas, ou então para realizar planos futuros, como construir ou reformar uma casa, adquirir um bem de valor mais elevado, etc.

Quem toma um empréstimo recebe a soma de dinheiro e assume o compromisso de pagar de volta, normalmente em forma de prestações mensais, até o final de um certo período. Estas prestações são reajustadas segundo as taxas de juros, que funcionam como uma remuneração para o uso do dinheiro.

Se você está pensando em adquirir um crédito junto a uma instituição financeira reconhecida pelo Banco Central do Brasil, precisa saber que o valor a ser pago de volta é sempre reajustado, ou seja, maior do que o valor emprestado. Por isto, é bom informar-se detalhadamente sobre as taxas de juros aplicadas, e calcular bem suas despesas pessoais. A regra diz que não se deve assumir prestações maiores do que um terço da renda mensal.

No caso do cheque especial, por exemplo, as taxas de juros aplicadas são bem salgadas, e portanto, recomenda-se pagar à vista ou tentar renegociar a dívida junto ao banco antes que ela chegue a um valor além de suas condições.

Muito perigosos são os créditos de agiotas: operando ilegalmente, estes credores não tem limites para as taxas de juros. Evite-os, procurando sempre o crédito de quem é reconhecido como instituição financeira oficial pelo Banco Central do Brasil.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play