Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Quem já teve a experiência de comprar um eletrodoméstico pagando em muitas vezes pode até não saber, mas com certeza o fez através do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Este conceito de empréstimo é cedido por instituições financeiras, bancos, ou através das lojas de departamentos. As compras a prazo no cartão de crédito também podem ser consideradas Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

A vantagem deste tipo de empréstimo é que o consumidor passa a possuir o bem no ato da compra, sem precisar ter pago seu valor total. As parcelas são acrescidas de juros cujas taxas são menores do que os do cheque especial ou dos cartões de crédito: por outro lado, são bem maiores do que o rendimento da caderneta de poupança. As taxas variam segundo a instituição financeira e podem ser consultadas no site do Banco Central.

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) também é oferecido dentro de um pacote de serviços de bancos, como opção de empréstimo pré-aprovado, imediato e sem burocracia para os correntistas com renda estável. O pagamento pode ser feito em até 60 meses e as parcelas são debitadas automaticamente da conta corrente.

É importante, antes de pedir um CDC, fazer um controle de despesas rigoroso: pode ser fácil conseguir o empréstimo, mas pagar a dívida, nem sempre. Infelizmente, a inadimplência tem crescido no Brasil, e portanto, é bom seguir algumas regras básicas na hora de contratar um Crédito Direto ao Consumido (CDC). Em geral, uma prestação que não exceda 30% da renda mensal é uma boa base para um empréstimo seguro.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play