Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Crédito consignado

Quem está procurando soluções temporárias para aliviar o orçamento pode contar com o crédito consignado. Este tipo de empréstimo oferece muitas vantagens em relação ao cheque especial, e por isto, é preferido por muitas pessoas.

Menos burocrático que um crédito normal de um banco, o empréstimo consignado é cedido a quem tem emprego fixo com facilidade, e o trabalhador pode contar com a vantagem de ter parcelas descontadas automaticamente em folha de pagamento. Além disto, as taxas de juros são bem mais baixas do que as do cheque especial (os valores variam de acordo com a categoria profissional e do tipo de relacionamento do cliente com o banco), mas o melhor de tudo é que quem assume o pagamento delas é o empregador, e não o funcionário devedor.

Assim, para quem está cedendo o dinheiro, o empréstimo consignado é um negócio relativamente seguro, e para quem empresta, mais vantajoso do que entrar no negativo no banco. Não é à toa que o número de empréstimos consignados cresceu 15% de janeiro a março de 2013: pena que, mesmo assim, nem todo mundo consegue pagar, e assim como o número de empréstimos, a inadimplência também aumentou.

Antes de contratar um crédito consignado, o melhor é fazer uma simulação na internet: você pode inserir o valor da dívida, o número de prestações que deseja pagar e o site calcula para você o valor delas. Munido destas informações, você pode estar melhor preparado para uma negociação com a instituição financeira: qual o valor mensal que você pode assumir sem ter que se endividar mais ainda? O empréstimo é necessário? Ou será que economizando você também atinge seu objetivo sem deve nada para ninguém?

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play