Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Cooperativa de crédito

 

Uma cooperativa de crédito consiste na associação voluntária de 20 pessoas ou mais, que desejam melhorar a administração de seus recursos financeiros através da ajuda mútua. Nesta estrutura, cada participante recebe o status de cooperado e é, ao mesmo tempo, dono e usuário da cooperativa. Como no Brasil as cooperativas de crédito são equivalentes a instituições financeiras, pode-se dizer que uma cooperativa de crédito é como um banco cujos sócios são também clientes.

Para o consumidor geral, a grande vantagem de emprestar dinheiro de uma cooperativa de crédito são as taxas de juros menores do que a média cobrada pelos bancos normais. Além disto, muitos bancos estão tornando o processo de crédito mais difícil por conta da crise financeira atual, enquanto que as cooperativas concedem os empréstimos mais rapidamente.

A ideia do cooperativismo está ligada a valores e ações que garantem uma existência sustentável: o capital de um grupo de pessoas é administrado por elas mesmas e não cedido a terceiros. Nesta associação voluntária, os lucros obtidos com a cooperativa de crédito são dividos entre todos os cooperados e podem ser utilizados para a implementação de bens dos quais toda a comunidade envolvida pode desfrutar.

Na rede bancária do Brasil a presença das cooperativas de crédito representa 18% do total de agências, onde são administrados 2,3% dos ativos totais do país. Devido à grande concorrência do mercado financeiro não cooperativo, as cooperativas de crédito no Brasil uniram-se em sistemas, como o SICREDI e o UNICRED, para poder fazer frente às condições da economia.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play