Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Controle Pessoal

Nem sempre é possível, mas uma vez que você consiga ter um controle pessoal sobre suas finanças, muita coisa vai mudar na sua vida. Você costuma gastar por impulso? Compra e não usa, e vive jogando coisas novas fora? Ou não faz questão de conferir seu saldo no banco regularmente, e acaba sempre sendo surpreendido pelo rombo na conta? Pois então preste atenção nas dicas de controle pessoal, que vão lhe ajudar a dar um jeito nas suas finanças de uma vez por todas.

Utilize uma planilha de controle pessoal: você encontra muitas delas na internet e até mesmo de graça. Escolha uma que se encaixe automaticamente, ou adapte-a à sua situação atual.

Você tem dívidas e precisa economizar? Casou e tem planos para o futuro que carecem de planejamento? Recebeu uma herança e quer distribuir o dinheiro da melhor forma possível dentro de suas finanças pessoais? Todas estas situações podem ser consideradas de acordo com a planilha de controle pessoal financeiro a ser escolhida.

Se ganhar dinheiro não é problema, mas gaste menos ainda, procure equilibrar este cálculo: acumular riqueza só é possível se os gastos forem menores que a renda. Muitas dicas sugerem que ganhar mais nem sempre é a melhor opção: afinal, com os descontos do Imposto de Renda, cada real do salário vale R$ 0,72 líquido, em compensação cada real economizado é definitivamente R$ 1 a mais na sua conta corrente este mês.

Identificando os gastos que podem ser remexidos e diminuídos, você pode efetuar um controle pessoal financeiro indolor e eficiente.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play