Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Controle Genérico

Se você está preocupado com suas finanças pessoais, mas não sabe por onde vai começar a resolver seu problema, então conte com estas dicas para o controle genérico de orçamentos.

Procure fazer um levantamento dos gastos e classificá-los por tipos, começando pelos fixos, ou seja, aqueles que não mudam de mês para mês. No caso citamos o aluguel, a conta de luz e a assinatura do telefone ou internet, colégio ou faculdade dos filhos, etc. Num próximo passo, listam-se os gastos com a alimentação, produtos de limpeza, lazer, vestuário, etc. Não esqueça dos pagamentos que devem ser efetuados anualmente, se você não parcela o IPTU ou o seguro do seu automóvel.

Tendo o controle genérico do que sai da sua conta você já pode utilizar uma das ferramentas disponíveis na internet, em forma de planilhas ou softwares, gratuitos ou pagos. Com elas, é possível inserir todos os valores listados anteriormente, configurando o aplicativo ou a planilha para a sua situação específica, efetuando o controle genérico das finanças pessoais para períodos determinados. A todos estes cálculos podem somar-se as aplicações, o saldo e os rendimentos de uma conta-poupança ou um CDB.

Com o controle genérico, você acompanha a movimentação do seu caixa pessoal e pode tomar providências de acordo com suas necessidades: saldo negativo? É possível economizar em algumas áreas? Saldo positivo? Estou satisfeito com o rendimento das minhas aplicações? A vantagem destes sistemas de controle genérico está na visualização rápida de todas as suas finanças pessoais em um só sistema, acessíveis com apenas um clique de mouse.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play