Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Controle financeiro pessoal

Para uma vida tranquila e sem sustos, nada como um bom controle financeiro pessoal. Fácil falar, mas como realizar? Há muitas maneiras de manter suas finanças pessoais em dia, e isto sem muitos sacrifícios. Basta ter em mente um objetivo no futuro próximo ou distante, a compra de um carro ou a melhoria da situação de vida na velhice, tudo vale. O importante é seguir as dicas e ser regular no controle financeiro pessoal: quanto mais rápido você se acostumar, mais fácil torna-se a tarefa.

Para lhe ajudar, existem na internet ferramentas: são tabelas excel ou programas inteiros feitos para quem tomou a decisão e quer deixar de gastar sem saber quanto possui.

Estas ferramentas disponibilizam campos a serem preenchidos de acordo com as suas finanças pessoais, e divide tudo em áreas que fazem parte dos gastos da vida de todo mundo. “Supermercado”, “Restaurante”, “Discoteca”, “Material escolar”, você insere na tabela ou no software aquilo que gastou nos respectivos setores e a própria planilha faz o cálculo. Não tem como perder a conta, e você tem de quebra uma visualização completa de seus gastos, o que possibilita um controle financeiro pessoal detalhado.

Para quem precisa poupar, os resultados dos cálculos servem como indicador da situação financeira atual: se o valor é positivo, ótimo, pode fazer aquele gasto a mais. Se for negativo, você vai pensar duas vezes antes de comprar, e agradecer a si mesmo no futuro.

Desfrute das ferramentas de controle financeiro pessoal baixando na internet uma planilha ou um software à sua escolha, e o que é melhor: grátis!

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play