Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Controle financeiro familiar

Muitas pessoas acham que controle financeiro familiar é sinônimo de saber economizar. Entretanto, ter conhecimento sobre o tema provoca muito mais do que a condição para angariar recursos. Educação financeira é um instrumento de qualidade de vida, um conjunto de conhecimentos capazes de oferecer tranquilidade monetária no presente e no futuro, permitindo ao seu conhecedor desfrutar dos prazeres da vida sem deixar de lado o suporte financeiro para eventualidades.

Quem tem bom conhecimento do mercado financeiro consegue enxergar as melhores oportunidades em cada cenário e, assim, multiplicar seu capital, além de estabelecer um controle financeiro familiar inteligente.

Por mais que pareçam questões dissociadas, controle financeiro familiar está diretamente ligado a um sólido estudo sobre macroeconomia nacional. Quem conhece o sistema de empréstimos bancários de verdade jamais vai colocar sua saúde financeira em risco, pegando crédito por impulso e sem planejamento. Essa consciência é muito fácil de ser tomada por quem conhece o mercado como um todo, mas não por quem sabe somente como economizar seus recursos.

Para quem busca ter os primeiros contatos com o mundo da economia e com as boas técnicas de gerenciamento financeiro familiar, “O Princípio da Economia”, de Gregory Mankiw, é um bom início. “Economia Familiar”, de José Roberto Machado, também é uma boa sugestão. Por fim, outro clássico do mundo das finanças, “O Axioma de Zurique”, de Max Gunther, para quem quer entender a relação entre o homem e o dinheiro e como fazer dele um aliado, e não, um inimigo.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play