Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Controle financeiro doméstico

Quer dicas de como aprender a fazer um bom controle financeiro doméstico, livrando-se das dívidas de uma vez por todas e desenvolvendo a capacidade de poupar? Então confira aqui alguns “mandamentos” do bom gerenciamento de suas finanças pessoais.

A primeira regra é a mais óbvia, mas não é seguida por quase ninguém: não gaste mais do que você ganha. Quem não segue este princípio, acaba tendo de recorrer a empréstimos e crediários para manter um nível de vida que, na verdade, nem tem condições de suportar. Dessa maneira, conhecer suas limitações e saber manipular sua remuneração sem recorrer à ilusão do crédito fácil é o principal segredo para o sucesso financeiro!

Outra sugestão interessante é fazer um levantamento completo de todos os seus gastos e ganhos. Assim como em um balanço patrimonial de uma empresa, a conta tem de fechar. Em caso negativo, será necessário reduzir alguns gastos considerados “não-essenciais”, como viagens, compra de roupas, curso de idiomas, academia, a fim de não ter de apelar para bancos e financeiras. Para facilitar o trabalho de “dissecar” seu controle financeiro doméstico, vale a pena apostar em planilhas disponíveis na web, as quais são elaboradas para pessoas físicas, bastando inserir os dados.

Outra questão importante: quem quer elaborar um controle financeiro doméstico inteligente não deve esquecer que imprevistos acontecem. Dessa maneira, reserve sempre algum percentual de sua renda para aplicações financeiras que, além de terem a função de multiplicar seus recursos, serão úteis também para garantirem tranquilidade em caso de imprevistos.

Todos os cuidados no controle financeiro doméstico podem transformar seu nível de vida e dar muito mais tranquilidade a você e sua família! Proteja seu bolso!

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play