Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Controle de gastos mensais

Muita gente se admira quando confere seu saldo no fim do mês: onde foi parar o dinheiro? Para evitar surpresas indesejáveis, o importante é saber como controlar os gastos mensais, evitando compras fora do alcance das suas finanças pessoais. Se você nunca pensou no assunto, aqui vão algumas dicas práticas e fáceis de como controlar os gastos mensais sem ter que passar necessidade.

Anotar os gastos é a primeira medida: afinal, como saber quanto pode gastar sem saber quanto dinheiro ainda há disponível? Primeiro calcule a despesa fixa: aluguel, luz, telefone, depois as variáveis. Você vai se admirar quando perceber que as maiores quantias resultam do acúmulo de pequenos gastos. Isto mesmo, o pão na padaria, o passe de ônibus ou a pipoca do cinema. Quando somados, os pequenos valores fazem uma grande diferença no fim do mês. Portanto, saber como controlar os gastos mensais passa primeiro pela conscientização do que está sendo pago ou comprado. Uma vez listados todos os itens do seu dia a dia, você pode começar a calcular quanto sobra.

Para auxiliar nestas operações de soma e diminuição com muitos itens, você pode contar com planilhas de planejamento financeiro à disposição on-line e de graça! Basta fazer o download e abrir com o programa Excel. Denomine o grupo de gastos (supermercado, saídas, material de escritório), insira seus gastos nos espaços delimitados e o cálculo vai sendo feito automaticamente, pois está programado na planilha.

Depois de usar uma planilha, você nunca mais terá dúvidas de como controlar os gastos mensais.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play