Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Conta universitária

 

Quem está começando a vida de estudante pode contar com a conta universitária. Mas afinal, qual a vantagem desta conta? Todos sabemos que ter uma conta corrente implica em pagar as conhecidas taxas de manutenção, que muitas vezes são bem salgadas. É por isto que as instituições financeiras criaram a conta universitária: para facilitar a vida dos estudantes, que podem contar com uma tarifa reduzida.

As vantagens não param por aí: para abrir uma conta universitária não é preciso apresentar comprovante de renda, e você tem direito até mesmo a um cartão de crédito. É claro, a condição principal é você estar matriculado em uma universidade, seja em curso de graduação, pós-graduação ou em Escolas Militares. Em geral, esta conta está aberta a pessoas de 16 a 30 anos. Enquanto você estiver vinculado à instituição de ensino, o comprovante de matrícula deve ser apresentado sempre até um mês após o aniversário da conta universitária.

Alguns bancos oferecem alguns meses de isenção de tarifas no início, e as contas podem estar automaticamente vinculadas a uma poupança: assim, além de tarifas reduzidas, o correntista pode contar com pequenos rendimentos. Outra vantagem é o crédito do cheque especial, que já vem aprovado desde o início, de uma maneira bem menos burocrática do que nas demais contas. A partir de R$ 300 reais, o valor garantido varia muito de banco para banco.

Você encontrará a conta universitária em muitos bancos: é bom comparar bem as vantagens que cada um oferece antes de optar por uma delas. Você encontra também informações detalhadas nos sites das instituições financeiras.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play