Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Conta poupança

 

O sistema bancário do País disponibiliza uma série de produtos e serviços para a população, de empréstimos e cartões sem vínculos com um banco a até conta poupança, que é um tipo de investimento popular e, principalmente, sem riscos.

Quem está a fim de acumular dinheiro no decorrer da vida, mesmo com rendimento inferior ao índice das Bolsas de Valores, tem na conta poupança a medida certa. É regulada pelo Banco Central (BACEN) e conta com remuneração mensal de 0,5% sobre o valor em “caixa”, mais a variação da Taxa Referencial (TR) de juros – índice complementar para a rentabilidade da poupança. Isso independe do banco em que o consumidor investe a sua grana.

Também a caderneta de poupança é um investimento sem riscos. Tanto é verdade que se o banco onde a conta está aberta falir, o governo restitui um valor de até R$ 60 mil para o cliente (vai depender, obviamente, do volume total depositado).

Caso tenha dinheiro e esteja interessado em aplicar sem pressa de remuneração, mas com segurança, dirija-se a um banco (que não precisa ser o mesmo que tiver conta corrente) munido dos seguintes documentos: Registro Geral (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); e comprovante de residência.

Além de não precisar fazer a comprovação de sua renda, não precisa pagar taxas para abrir sua conta poupança.

É importante lembrar que é bom tentar sempre realizar depósitos; caso apareçam emergências, então faça a retirada com consciência, para ter uma saúde financeira realmente duradoura.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play