Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Conta corrente PJ

 

A conta corrente PJ é um tipo de conta para pessoas jurídicas, ou seja, empresas de micro, pequeno, médio, ou grande porte de direito privado. Ela é sempre individual e o titular tem responsabilidade jurídica pelos movimentos de débito ou de crédito feitos a partir dela. Pode ser aberta por maiores de 16 anos emancipados ou a partir dos 18 anos. Para abri-la, é preciso apresentar o CNPJ atualizado e previsão (em caso de empresas com menos de 12 meses de atuação) ou comprovante de faturamento dos últimos 12 meses .

Quem é pequeno empresário com certeza já se deparou com o momento em que precisa separar as contas e pagamentos da vida privada e da particular. A conta corrente PJ é a melhor maneira de manter o controle entre estes dois setores: para cada um deles, a conta certa.

Todos os bancos oferecem a opção de conta corrente PJ, ou seja, de pessoa jurídica, pois quem tem gastos e ganhos com uma empresa precisa administrar débitos e créditos da maneira mais transparente possível. Com as contas separadas, é possível separar a vida pessoal da vida da empresa.

Quanto à obrigatoriedade da conta corrente PJ para empresas, tudo depende do tipo: uma pessoa jurídica do tipo individual, por exemplo, pode continuar com a conta bancária pessoal. Já quem presta serviços para outras empresas pode precisar de uma conta corrente PJ para que a empresa pagante possa prestar contas de seus pagamentos.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play