Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Consórcio

O Brasil é um país otimista, com população consumindo o que não consumia há três, quatro, cinco ou mais anos atrás. Tanto que comprar carro, imóvel, viajar, entre outros fatores, já é realidade para muita gente. É importante, porém, economizar e caso ainda não tenha tido a chance de adquirir residência ou automóvel, um dos bons jeitos de garanti-los é por meio de consórcio.

Primeiramente, é bom entender que consórcio é focado, essencialmente, em pessoas que querem investir um montante por mês, com juros mais baixos, para comprar um bem de alto valor. A diferença para um financiamento comum, além das taxas amenas, é o prazo para retorno do investimento (contemplação), que pode se estender por anos.

Para fazer parte de um consórcio, o interessado deve adotar postura responsável e despender um valor mensal rigorosamente. Sabe-se que devido ao impulso consumista, o foco pode ser perdido facilmente, prejudicando esse sistema de poupança inteligente, que só depende de você para funcionar.

Quem está interessado nessa modalidade de aplicação deve formar um grupo, ou então entrar em um que esteja se formando. Assim que for fechado começam os sorteios – uma ou duas vezes por mês, por exemplo, um felizardo é contemplado, tendo que continuar o pagamento do valor mensal acordado, mas com o valor total do autofinanciamento em mãos.

E com o valor em mãos é possível comprar casa à vista com todo o benefício de ainda pagar por uma aplicação com taxa de juros abaixo de financiamentos comuns.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play