Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Comprovantes

Quem trabalha com compra e venda, seja como comerciante ou como consumidor, conhece a importância dos comprovantes. Como o nome já diz, eles são a prova de que uma transação comercial foi realizada. No texto dos comprovantes devem estar especificados o tipo de produto, a quantidade, o valor pago, a hora e a data, além do nome do estabelecimento onde a transação foi realizada.

Estes dados são muito importantes, pois sem eles, em caso de reclamação, sem o comprovante não há base para discussões: todo estabelecimento sério tem que fornecê-los. Se você enviar uma carta registrada, por exemplo, e ela não chegar, é com a ajuda dos dados constados no comprovante dos correios que você vai poder localizá-la.

Os comprovantes também são importantes para o controle das finanças pessoais: seja para saber exatamente o que gastou, quando e onde, ou para comparar preços entre estabelecimentos. Com tantas compras e pagamentos, os comprovantes são uma mão na roda.

De todas as utilidades dos comprovantes, a mais importante está relacionada à Declaração do Imposto de Renda. O Leão precisa de provas cabais e concretas dos gastos realizados pelos contribuintes, em forma de comprovantes de compra, de venda ou de troca, para poder saber onde foram empregados os rendimentos recebidos.

Portanto, quem está começando a cuidar de sua vida financeira agora pode seguir a regra: peça sempre o comprovante e confira se os dados estão corretos, como valor de cada produto e a data de compra. O próximo passo é guardá-los bem em uma pasta especialmente reservada para este fim. Desta forma, você economiza tempo e mantém controle sobre suas finanças.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play