Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Compras parceladas

 

Quem deseja fazer compras parceladas precisa estar ciente de que o processo não é tão simples quanto parece. Aliás, você é daquelas pessoas que se preocupam somente com o valor da prestação, que vence em um determinado dia do mês, e se ela caberá no seu bolso?

Bem, se isto te preocupa é bom prestar mais atenção e saber que a grande maioria das lojas, especialmente de shoppings e de ruas, impõem taxas de juros nos parcelamentos feitos via cartão de crédito e até carnê.

Há locais que estipulam um número máximo de parcelas sem taxas, geralmente em até três vezes, para estimular o consumidor a terminar logo o parcelamento e adquirir outros produtos em curto espaço de tempo. Todas, porém, também disponibilizam de 4 a 12 parcelas, por exemplo, com a incidência de taxas sobre o total financiado, o que eleva o preço inicial.

Por isso e para evitar gastar além do que planejado, o ideal é fazer uma boa pesquisa de preços e condições de pagamentos em duas ou mais lojas. Se possível, anote tudo em um caderninho para facilitar a comparação. Dependendo do produto, às vezes o melhor é juntar o valor total pela compra, ou então boa parte do todo, para ofertar de entrada. Desse modo, ao fazer compras parceladas com um valor X de sinal o valor financiado tende a ficar mais ameno.

Dica: para produtos de valores baixos evite parcelar; só o faça caso o preço seja elevado.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play