Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Compras no carnê

 

Com a expansão do crédito para o consumidor brasileiro, as lojas têm aproveitado para disponibilizar o maior número possível de opções de pagamento, desde boletos bancários e em dinheiro até cartões de crédito e débito. Porém, uma prática já empregada há muito tempo, principalmente em grandes lojas de varejo, é compras no carnê.

Como funciona este tipo de compra? Você vai a uma loja, escolhe o produto e na hora de fazer o pagamento, informa que deseja optar por essa modalidade. Diferentemente de um cartão de débito ou crédito, o estabelecimento vai fazer uma análise completa de seu crédito, ou seja, de sua possibilidade de honrar o compromisso.

Pessoas com o nome sujo tradicionalmente são recusadas a fazer compras no carnê, pois o lojista, em posse dessa informação negativa, acaba não tendo confiança de vender um produto para pagamento a prazo se há riscos de sofrer calote.

Para evitar problemas, procure saber, primeiro, se você está em dia com todos os compromissos assumidos, pois é constrangedor ter o pagamento via carnê recusado por esse motivo. Porém, se está com nome limpo, então bola pra frente. Assim que a loja liberar o pagamento em carnê, é primordial saber das taxas de juros sobre o valor parcelado. Normalmente, quanto maior o número de vezes a pagar, maiores são os índices de juros.

É importante optar por essa forma de pagamento apenas se for realmente a única opção. Procure não criar dívidas paralelas a cartões que não consiga arcar.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play