Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Compras coletivas

A internet é, efetivamente, o campo das oportunidades e novidades, com todas as facilidades que só ela é capaz de proporcionar, tais como recebimento de produtos na comodidade do lar, comparação de preços e condições de pagamento, entre outras. Há alguns anos, a mais nova mania dos brasileiros, na rede, é valer-se das compras coletivas.

Essa modalidade de e-commerce destaca-se em relação aos meios tradicionais por disponibilizar ao consumidor uma infinidade de produtos e serviços a preços muito mais acessíveis do que os originalmente anunciados. É possível receber, por exemplo, uma oferta de estadia em um hotel fazenda, durante três dias, de R$ 200 por R$ 120. Essa é uma situação comum nos principais sites de compras coletivas.

Além de ficarem atentos aos descontos, os consumidores devem prestar atenção em até quanto tempo a oferta fica disponível. Essa é uma condição que todos os e-commerces do segmento estipulam.

Esse tempo limitado, aliás, pode ser de semanas, dias ou horas. O mais recorrente é que as ofertas perdurem 48 horas, o que vai depender do tipo de oferta e valor. Em geral, quanto maior o preço, maior a tendência de que o tempo seja mais amplo quanto ao prazo de duração da oferta, já que o consumidor precisa (teoricamente) de calma para pensar.

Antes de adquirir um ou mais cupons em sites de compras coletivas, leia atentamente as condições da oferta. Principalmente na área de alimentação, é comum que o cupom seja para uso em determinados dias da semana e horários.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play