Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Compras à vista

 

As melhores amigas do controle de finanças pessoais são as compras à vista. Todo mundo conhece: você chega na loja, escolhe o produto, paga com o dinheiro que tem, e leva sua compra para casa. A história termina por aí, não há dívidas posteriores, você pode dormir tranquilo e o produto continua sendo seu.

Com tantas ofertas de compras a prazo, as compras à vista acabaram sendo deixadas de lado, principalmente de produtos mais caros. A verdade é que o consumidor não se lembra que é possível poupar. Guardar dinheiro é um procedimento na prática igual ao de pagar prestações, mas invertido; você pode ter uma poupança para compras de valor mais alto e depositar nela uma quantia mensal, já pensando no que quer comprar. Ao final do período poupando, você pode comprar sua televisão ou outro eletrodoméstico novo à vista e não deverá mais nada para ninguém.

É claro, muita gente não pode esperar, e às vezes a necessidade vem e o produto precisa ser adquirido. A solução é ter uma poupança sempre, mesmo que não haja no momento nenhum sonho de consumo. Assim, você está preparado para o gasto maior, e pode fazer compras à vista sem ter que pensar em prestações ou dívidas para depois.

Fazendo somente compras à vista você pode dizer que está sempre consciente dos seus gastos e de seu poder de compra, uma característica muito louvável em tempos de inadimplência geral. Economize todo mês e desfrute da tranquilidade das compras à vista sem preocupações posteriores, seu bolso agradece.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play