Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Compras a prazo

 

As compras a prazo tornaram-se parte integrante da vida do consumidor, principalmente as parceladas sem juros. Quem não resiste à tentação de realizar seu sonho de consumo, pagando uma suave prestação mensal? As compras a prazo permitem que muitas pessoas consigam adquirir eletrodomésticos de alto valor, mas ao mesmo tempo envolvem certos riscos.

Ao assumir compras a prazo, é bom estar certo de que o dinheiro estará disponível todo o mês. Você tem um emprego fixo? O salário é suficiente para todos os seus gastos e ainda sobra? Então você pode assumir prestações tranquilamente. Compras a prazo exigem um bom controle das finanças pessoais, para evitar dívidas ao longo do tempo.

O problema é quando as parcelas são reajustadas; os juros podem fazer o valor do produto crescer e, ao final do período de pagamento, você terá pago muitas vezes o equivalente a dois artigos. O perigo é quando entram em ação os chamados juros compostos, aqueles aplicados não sobre o valor do produto, e sim, sobre o valor reajustado no mês anterior. Este tipo de compras a prazo não é recomendado para pessoas de baixa renda que não tenham um ganho fixo mensal, por exemplo, pois mesmo com um bom controle de finanças, fica difícil acompanhar os valores devidos.

Resumindo: compras a prazo em prestações sem acréscimo podem ser um bom negócio. E de qualquer forma, para aqueles que precisam comprar com juros, o ideal é ter uma reserva mensal além dos gastos básicos e um bom controle de finanças pessoais.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play