Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Cheques

Os cheques fazem parte do dia-a-dia de todo mundo, principalmente no Brasil. Mas você sabe qual é a definição exata desta ferramenta para trocas financeiras? Um cheque é, na verdade, uma ordem de pagamento expedida à vista contra um banco, e parte do princípio de que existe um patrimônio depositado na instituição financeira que o emitiu. Resumindo: você tem dinheiro no banco, então tem direito a emitir ordens de pagamento, assinando cheques no supermercado, na loja de eletrodomésticos, etc. Estas empresas, por sua vez, vão recolher o dinheiro junto ao banco que emitiu o cheque, onde deve estar depositado seu dinheiro.

A história do cheque é muito antiga e remonta à Idade Média: afinal, quem possuía muito ouro, não podia andar por aí carregando seus quilos de patrimônio nas costas. Os ourives guardavam as barras douradas e emitiam papéis que representavam as partidas de ouro acumuladas pelo cliente. Foi na Inglaterra, no século XVII, que surgiram os primeiros papéis emitidos por um Banco de Estado.

Embora muito populares, os cheques estão caindo de uso: uma pesquisa aponta esta queda em países da Europa, como a Suíça e Alemanha, mas também no Brasil. Além de ser um tipo de pagamento demorado, o fato é que o uso dos cheques vem sendo substituído por outras formas de pagamento, como os cartões magnéticos com senha, os pagamentos eletrônicos na internet, etc.

Mesmo não tanto em voga, o sistema bancário brasileiro instituiu há pouco tempo a compensação digital de cheques, agilizando o uso, diminuindo a emissão de papéis e protegendo o meio ambiente.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play