Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

CDI (Certificado de Depósito Interbancário)

Os bancos possuem linguagens próprias para tratar do meu, do seu, do nosso dinheiro. Você pode até não saber, mas enquanto realiza qualquer atividade por aí, há muitos profissionais habilitados para gerir sua vida bancária. E enquanto você dorme algo acontece? Sim, saiba que sim. Uma delas é o CDI(Certificado de Depósito Interbancário).

É possível que seja a primeira vez que está ouvindo falar sobre CDI, mas não tem problemas. Simplificando o que significa, ao final do dia, enquanto você está dormindo, os bancos e as instituições financeiras precisam reequilibrar suas reservas por meio de depósitos compulsórios (em outras palavras, depósitos obrigatórios) junto ao Banco Central para que, assim, possam ajudar a controlar o dinheiro em circulação na economia brasileira.

O CDI(Certificado de Depósito Interbancário), em resumo, controla as taxas de juros do mercado. Mas no que isso pode afetar você, caso esteja interessado em investir?

Bem, existe um tipo de investimento chamado Fundos DI, que é exatamente uma aplicação atrelada ao CDI(Certificado de Depósito Interbancário) – que acompanha os juros do mercado. Trata-se de um bom campo a ser investido por ser de baixo risco, principalmente quando o mercado fica alerta quanto à alta de juros.

Caso tenha investido de alguma maneira, então permaneça atento e acompanhe os números do CDI. Por tratar-se, essencialmente, de fundo para investir, uma taxa de administração é cobrada, a qual varia de produto para produto e de instituição bancária para outra. Neste caso, a taxa incide sobre dinheiro aplicado, não apenas sobre o rendimento.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play