Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Cartões pré-pagos

 

Com o consumidor mais propenso a investir seus rendimentos em serviços e bens dos mais diversos valores, os bancos passaram a acompanhar com atenção essa tendência ao disponibilizar produtos diferenciados para atender às inúmeras necessidades de cada indivíduo. Quem não tem conta corrente ou conta poupança, por exemplo, pode contar com os cartões pré-pagos.

Mas os cartões pré-pagos não são apenas para celulares? Agora, não mais. Essa modalidade de cartão já está disponível nas principais bandeiras das administradoras do País. Na prática, trata-se de uma solução classificada como cartão multiuso ou, então, de utilização genérica.

A funcionalidade é basicamente similar a um cartão de débito, com a diferença de que você impõe um limite máximo para uso mensal, sem correr o risco de cair no cheque especial quando o valor acabar. Trata-se de um aliado de peso para quem precisa controlar as despesas e não sabe, exatamente, por onde começar.

Outro diferencial dos cartões pré-pagos é que o consumidor interessado em tê-los não precisa passar pelos burocráticos processos de verificação da situação financeira. Mesmo quem tem nome sujo pode usá-los.

Caso você tenha filhos, esta é uma boa maneira de conceder a mesada. É possível estipular, por exemplo, um valor de R$ 50 por mês. Quando o dinheiro acaba, logo a criança ou o jovem vai entender que deve gastar de acordo com o que foi oferecido, aprendendo, desde cedo, a fazer um planejamento financeiro.

Quem tem a vida financeira bagunçada talvez encontre nesses cartões a solução para os problemas.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play