Glossário

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T V

Cartão de débito

Ter conta bancária é praticamente obrigação nos dias atuais, já que é por meio dela que empresas pagam salários, pessoas emprestam dinheiro umas para as outras (depois devolvem), entre outros exemplos. Para movimentar o montante depositado, os bancos fornecem um cartão de débito, o qual serve para inúmeros fins.

Para você ter uma ideia do quão é importante um cartão de débito, muitas agências bancárias do Itaú e do Santander, por exemplo, já não recebem mais conta de luz na boca do caixa. É necessário recorrer a centrais de autoatendimento, sendo uma das mais utilizadas o caixa eletrônico. Então, você acaba usando esse cartão magnético para pagar, por conta própria, essa fatura de consumo.

Esse tipo de cartão, também conhecido como cartão pré-pago, é um produto que permite deduzir um determinado valor de uma compra ou serviço diretamente de contas correntes ou contas poupanças.

Com um cartão de débito a vida pode ficar muito facilitada se o seu uso for responsável. Essa modalidade, aliás, tem substituído o dinheiro em cédulas e também o cheque, cada dia mais em desuso devido às burocracias e às chances maiores de inadimplência.

Toda vez que você for fazer uma transação, seja comprando um item, requerendo um serviço ou consultando saldo e tirando dinheiro do caixa eletrônico, é necessário informar uma senha via teclado numérico. É possível também realizar transações por telefone ou pela internet, como, por exemplo, cadastrar contas em débito automático – para que você não corra o risco de se esquecer do pagamento.