Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Cartão de crédito

Todo mundo sabe que o poder de consumo dos brasileiros aumentou consideravelmente nos últimos 10 anos. Esta ampliação de mercado acaba levando os comerciantes a facilitar o procedimento de compra, oferecendo opções de pagamento variadas.

Um meio de pagamento que vem ganhando cada vez maior popularidade é o cartão de crédito. As operadoras de cartão de crédito são empresas multinacionais: visa, mastercard, american express ou diners, todas elas estão presentes no mundo inteiro. Você pode requerer um cartão junto ao seu banco ou outros estabelecimentos como lojas ou empresas de aviação: todos os pedidos de cartão são sujeitos à aprovação ou não do crédito.

Este cartão de plástico facilita muito a vida dos consumidores, pois permite que se efetue compras sem dinheiro vivo, de maneira fácil e rápida. Quem já tem cartão de crédito sabe: é só chegar na loja, escolher o produto e apresentar o cartão no caixa. Depois, é só esperar a fatura no final do mês. Uma grande vantagem do cartão de crédito são, por exemplo, as compras a prazo sem juros.

Este procedimento tão simples tem seu lado perigoso: a perda do controle das compras realizadas. Se antes você pagava à vista e via o montante de dinheiro diminuir em sua carteira, com o cartão de crédito, se você não guardar os cupons de caixa, somente na próxima data de vencimento da fatura é que a realidade do seu comportamento de consumo vai aparecer. O próximo passo arriscado é pagar somente o valor mínimo, e aqui começam a valer os juros salgados das administradoras de cartão de crédito.

Portanto, desfrute com maturidade das vantagens de um cartão de crédito e use-o com moderação. Pague sempre o valor integral da fatura mensal e evite o acúmulo de dívidas.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play