Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Cartão de crédito bloqueado

Ter o cartão de crédito bloqueado é uma surpresa desagradável para qualquer um: você está no caixa da loja, tem uma fila enorme atrás e, então, você descobre que não pode pagar o produto. Pior ainda é estar em férias, longe de casa, e não poder contar com o cartão. Na verdade, existem regras que definem este procedimento. E é bom tomar conhecimento delas para evitar abusos por parte das administradoras.

O cartão de crédito pode ser bloqueado por diversos motivos, menos pelo acúmulo de dívidas do que pela constatação, por parte da administradora, de comportamento fora do seu “padrão de uso”. Ou seja, quando o cliente resolve fazer uma compra de valor alto ou quando usa o cartão de crédito no exterior pela primeira vez na vida.

O Código de Defesa do Consumidor exige que a administradora avise o cliente antes de bloquear o cartão, por carta ou por telefone. Ou seja, se você resolveu fazer uma compra de valor mais alto do que o de costume, a administradora é obrigada a ligar para o seu celular e confirmar se é você mesmo que está fazendo a transação antes de bloquear o cartão de crédito. Cancelamentos abusivos, que geram constrangimento ou até mesmo problemas mais graves, são passíveis de indenização.

Se seu cartão for bloqueado de surpresa, anote o dia, a hora, endereço e telefone do estabelecimento onde tentou fazer a compra com o cartão de crédito, bem como o nome do atendente no momento. Com estes dados, você pode reivindicar seus direitos através do Juizado Especial ou da Justiça Comum.

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