Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Cartão adicional

 

Um fenômeno que está em alta, no Brasil, é a bancarização. Esse termo significa dizer que a sociedade brasileira, de todas as classes sociais, está tendo acesso à conta em banco e todos os seus serviços, como recebimento de salário por meios eletrônicos, compras via cartões de crédito ou débito, empréstimos etc. Nessa cascata de condições, um dos produtos que as instituições bancárias têm oferecido “a rodo” é o cartão adicional.

O que seria, exatamente, o cartão adicional?

Bem, vamos supor que seja titular (responsável) por uma conta X e que não queira, necessariamente, que sua esposa e/ou filho abra nova conta. Ao invés de ter de preencher toda aquela papelada e ficar com duas contas, é possível delegar um dinheiro de plástico na mão de outra pessoa.

“Tá, tudo bem, mas o que ganho com isso?”. Essa é uma ótima pergunta, com uma resposta simples e prática: ao ter um cartão adicional você pode acompanhar todo o histórico de compras, saques e parcelamento de contas a partir de uma única fatura. É ideal para quem tem medo de perder o controle dos gastos.

As despesas desse usuário, aliás, são devidamente registradas e os pontos acumulados pelo uso do cartão são convertidos para o cartão do responsável. Dependendo da bandeira de seu dinheiro de plástico, é possível trocar pontos até por passagens aéreas.

Lembre-se: a primeira anuidade desse cartão a mais é grátis no primeiro ano, mas no segundo é, geralmente, 50% mais barata em comparação ao cartão do responsável.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play