Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Capitalização

A capitalização é uma das maneiras de aplicar uma quantia de dinheiro que mais gera polêmica quanto ao seu resultado final. Enquanto os sites que oferecem títulos de capitalização prometem ao investidor a realização de um sonho futuro, outros até mesmo duvidam que eles possam ser considerados um tipo de investimento.

Existem quatro modalidades diferentes de títulos de capitalização, que muita gente chama de “poupança forçada”: tradicional, popular, compra programada e incentivo, cada uma delas voltada a um objetivo diferente. A popular, por exemplo, é para quem gosta de tentar a sorte, enquanto que a compra programada estará vinculada a reajustes de acordo com o produto a ser adquirido.

Vamos aos fatos: ao comprar um título de capitalização, você se compromete a realizar pagamentos únicos, mensais ou periódicos, que estarão bloqueados por 12 meses para o saque. Este valor vai sendo acrescentado de juros, além de reajustado pela Taxa Referencial (TR) ou por índice de inflação, durante um período determinado. Estes valores e condições são definidos na hora do fechamento do contrato.

Quem compra o título tem direito a concorrer a prêmios, e este é o diferencial da capitalização: se sorteado, você pode considerar-se um vencedor, pois é somente neste caso que um título de capitalização vale a pena.

Na maioria dos produtos de capitalização oferecidos no mercado, o cliente resgata, ao final do contrato, o dinheiro pago mais o reajuste acertado. Porém, existem casos em que o valor resgatado acaba sendo menor do que o montante das prestações mensais, e neste caso, a capitalização acaba sendo um mau negócio. Informe-se antes de adquirir.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play