Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Cancelamento de cartão de crédito

 

Você está pagando dívida sobre dívida no cartão e não sabe mais como sair deste círculo vicioso? Pois existe uma solução: o cancelamento do cartão de crédito. Embora muita gente não saiba, o cancelamento do cartão de crédito é possível mesmo com um saldo devedor. Esta é uma das ações recomendadas pelos economistas para quem está tentando melhorar sua situação financeira. A partir do momento em que o cartão for cancelado, as exorbitantes taxas de juros aplicadas pelo emissor sobre o valor devido deixam de valer, e a dívida restante pode ser negociada a juros de mora, bem mais baixos.

Muita gente conhece a experiência frustrante que é fazer o cancelamento do cartão de crédito através da central de atendimento da instituição financeira. Isto acontece porque os funcionários estão instruídos para dificultar este procedimento, deixando o cliente horas na linha, tentando vencer pelo cansaço.

Não se intimide e faça a coisa certa. O procedimento correto para o cancelamento do cartão de crédito é feito por carta AR, aquela em que você tem que descrever o conteúdo. Desta maneira, a instituição financeira emissora do cartão não tem como ignorar sua correspondência, e além disto, você pode usar o comprovante dos correios se isto acontecer. Com relação ao conteúdo do ofício, bastam algumas linhas solicitando o cancelamento imediato do cartão. A partir daí, se seu saldo é devedor, você pode partir para a negociação da dívida, mas o importante é que ela pare de crescer como uma bola de neve e você possa planejar seu orçamento com mais calma.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play