Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Cálculo

Quem pensa em aposentadoria com certeza já se perguntou como é que se realiza o cálculo para saber seu valor. Afinal, todos queremos poder planejar o futuro, e é pensando nele que investimos no pagamento da previdência, seja ela social ou privada.

Por exemplo, por que é que o valor da aposentadoria costuma ser menor do que os salários anteriores ao início do pagamento? O INSS, por exemplo, utiliza a seguinte lógica de cálculo para chegar ao valor do pagamento mensal que vai incrementar a vida do trabalhador depois de aposentado:

O salário-base para o benefício é o resultado do cálculo da média aritmética simples dos 80% maiores salários de contribuição, com correção monetária desde julho de 1994. Neste ponto é preciso lembrar que o teto da Previdência Social é de R$ 3.467,40: quem ganhar acima disto, não interessando quanto, usará este valor para a base do cálculo.

Já quem se aposenta por idade usa outro tipo de cálculo, pois o benefício corresponde a apenas 70% + 1% para cada ano de trabalho, com limite em 100%. Ou seja, quem contribuiu 30 anos receberá 70% + 30 x 1%, ou seja, 100%. Quem contribuiu por mais de trinta anos receberá o mesmo valor, e quem contribui por 25 vai se aposentar com 95% do salário de benefício.

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, é necessário multiplicar o salário benefício pelo fator previdenciário, um valor que depende da expectativa de vida do brasileiro, calculada pelo IBGE. Se este for maior do que 1, o aposentado sairá ganhando: se for menor, o benefício será reduzido. Consulte o site da Previdência Social para mais informações.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play