Glossário

O Glossário Financeiro do Guia Bolso explica os termos financeiros mais usados. Nosso objetivo é te ajudar a entender sua vida financeira.

Cálculo de juros abusivos

Sabe-se que 60% dos brasileiros estão endividados. Muitas vezes, este problema é causado pelos juros abusivos, efetuados pelas instituições credoras. Na verdade, é preciso saber que há regulamentação para todos os tipos de crédito. Quem não se informou com cuidado antes de fechar o financiamento, acaba levando um susto no fim. As prestações sofrem elevações exorbitantes a cada mês e o que antes era a realização de um sonho acaba virando um pesadelo.

Além disso, entre as taxas cobradas pelos credores, existem muitas consideradas ilegais. Não é de se admirar que em 2010, por exemplo, foram movidos 305 mil processos contra instituições financeiras. Taxas de contrato, de comissão de permanência ou de emissão de boleto são consideradas fora da regulamentação oficial. Quanto aos juros, a lei estabelece 1% ao mês para taxas mais o valor da Selic, o que resulta em torno de 2% ao mês.

Como fazer para evitar o juros abusivos? Em primeiro lugar, seja mais rápido que seu credor: antes de ser surpreendido pelo valor da prestação ou da dívida, informe-se sobre as taxas e calcule você mesmo quanto terá de pagar. Tendo em mãos o seu próprio cálculo, compare os resultados com o valor cobrado: há diferença? Então este pode ser um caso de juros abusivos – o maior vilão das finanças pessoais.

Baixe agora o aplicativo de
guia financeiro do GuiaBolso!

Baixe na AppStore Baixe na Google Play